Arte com Alma

Começando a pintar o retrato de Francisco Marto...




Francisco nasceu em Aljustrel, paróquia de Fátima - Portugal, no dia 11 de Junho de 1908, filho de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus Marto.  


"Francisco era um rapaz com uma cara arredondada, traços perfeitos, olhos claros, bem constituído. Tal como os outros rapazes da sua aldeia, vestia-se com simplicidade, calças compridas e colete. Na cabeça, usava um longo carapuço típico da região."


Desde os seis anos, diariamente, saía de manhã cedo com o rebanho que pastoreava, retornando a casa ao pôr do sol. 

Levava consigo uma sacola na qual estava o alimento e a também a flauta, com a qual se divertia, a tocar e a cantar nos penedos mais altos: "Amo a Deus no Céu. Amo-o também na terra, amo o campo, as flores. Amo as ovelhas na serra".


"Era sensível à beleza da natureza, que contemplava com sensibilidade e admiração; deleitava-se com a solidão dos montes e ficava extasiado perante o nascer e pôr do sol."

"Na natureza sabia descobrir o rasto de Deus; por isso contemplava extasiado o lindo nascer e pôr do sol, o seu reflexo nas vidraças das janelas ou nas gotas de orvalho."



Assim como Francisco de Assis, também amava os passarinhos como criaturas de Deus, deixando-lhes pedacinhos de pão em cima dos penedos, dizendo-lhes: "Coitadinhos! Estão cheios de fome. Venham, venham comer".

"Chamava ao sol «candeia de Nosso Senhor» e enchia-se de alegria ao aparecerem as estrelas que designava «candeias dos Anjos»."

"Era de tal inocência que dizia que ao chegar ao céu havia de colocar azeite na candeia da Virgem Maria."




(A pintura do Retrato de Francisco Marto ainda não está finalizada. Nos próximos artigos publicaremos a continuação desta pintura e a sua versão final).

As frases e história de Francisco Marto foram consultadas nos seguintes sites:

Fotos da Pintura do retrato de Francisco Marto com técnica mista sobre papel - original de Gráccio Caetano:

Veja alguns vídeos dos retratos de Gráccio Caetano em:




Sem comentários: