Arte com Alma

O Senhor do Padrão - Matosinhos



Senhor do Padrão

30 cm X 30 cm
Técnica Mista sobre Tela
Ano 2008
Obra original de Gráccio Caetano




Neste artigo, continuamos a apresentar as nossas obras relativas a Matosinhos.



Na sequência do “Senhor de Matosinhos”, cujas as lendas envolveram o povo não só de Matosinhos, mas também de Portugal e do mundo inteiro, eis que o local onde esta imagem apareceu foi assinalado com um zimbório, para que tal acontecimento fosse eternizado no tempo.


Este monumento que atualmente chama-se “Senhor do Padrão” foi construído no século XVIII e já foi conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”.

Na altura da sua construção, só por ali havia o areal, estando este monumento sagrado visível a muitos quilómetros não só de quem estava em terra como de quem vinha do mar.


Apesar de atualmente haver uma grande quantidade de prédios a tentar esconder este lugar tão especial de Matosinhos, quem ali vai, sente uma força especial de vários séculos de devoção religiosa, especialmente dos pescadores de Matosinhos e das suas famílias. 


No dia 1 de novembro, todos os anos, este monumento vê-se rodeado por milhares de velas que ardem em memória dos muitos pescadores que morreram no mar.


Por causa desta sua força que emerge deste monumento, Gráccio Caetano dedicou-lhe uma obra, fazendo-o o centro da tela, aliás, este ocupa todo o espaço da tela.



O que Gráccio Caetano quer transmitir, antes de mais, é esta dinâmica que cresce da terra de Matosinhos e nos visita por meio deste monumento "Senhor do Padrão".


O monumento ergue-se da pequena tela e parece crescer do seu pequeno espaço onde está inserido, como agora está este monumento em Matosinhos, rodeado de tantos prédios que quase o abafam.


Mas o que é certo, é que mesmo neste pequeno espaço, ele parece falar-nos da sua história, quase se ouvem os gemidos e os gritos, dos que um dia no mar submergiram. 

Ao mesmo tempo, a imagem do Senhor de Matosinhos desenhada ao centro, acalma os espíritos e dá-nos a paz. 


O centro, onde Cristo habita, abraça todas estas almas e conforta as que ficaram. Nada mais resta, apenas esta esperança da eternidade além da morte que sobe ao céu, como sobe o fumo das velas que lá se acendem.



O monumento foi esculpido na tela sem qualquer vontade de ser uma réplica matemática do real pois não é este o objetivo de Gráccio Caetano.


O que Gráccio Caetano deseja transmitir é antes de mais, esta força que cresce da terra, erguida em pedra, resistente às intempéries, centrada na imagem do Senhor do Padrão que lá se recolhe para também acolher e abraçar a quem o visita.


Para esta obra Rosária Grácio escreveu o seguinte poema:

“Há muitos anos, no areal estavas só…
Mesmo ao longe, muita devoção acendias
Tanto do mar como da terra, todos te viam
Eras farol da esperança
Para qualquer embarcação que por cá aparecia.

Agora escondido entre os prédios novos
Ainda não está esquecida a tua história,
O Senhor do Padrão ama o seu povo
E este guarda-lhe eterna memória…”





Para saborear melhor esta obra e o seu poema convidamos-lhe a assistir o vídeo que fizemos onde poderá sentir um pouco do que em Gráccio Caetano sentiu ao realizar esta linda obra.





Bibliografia:

Os pormenores históricos do monumento “Senhor do Padrão” foram consultados em:
www.cm-matosinhos.pt


Os artigos deste blogue que falam do "Senhor de Matosinhos" com as suas lendas podem ser lidos em:

O Senhor de Matosinhos - Parte I

O Senhor de Matosinhos - Parte II


O Senhor de Matosinhos - Parte III


Lendas de Matosinhos




As imagens são pinturas originais de Gráccio Caetano. Visite a galeria virtual de Gráccio Caetano e conheça a sua obra e Arte com alma em:
www.gracciocaetano.com


Para mais informações, contacte-nos!

912193988 
gracio.vilela.caetano@gmail.com




Sem comentários: