Arte com Alma

A pintura de Santo Expedito


Santo Expedito - Pintura Alto-fogo sobre 6 azulejos 11cmX11cm 

Nesta semana partilhamos um painel de azulejos de Santo Expedito. Foi grande a interação do público com esta pintura pelo que aqui vamos fazer um artigo dedicado a esta obra.

Todas as obras religiosas são pintadas, na maioria das vezes, tendo em consideração a vida do santo ou do acontecimento religioso retratado.

A pintura de um santo deve conter em sua imagem a indicação de pormenores da sua vida que possam de antemão, falar com simplicidade, sobre o seu percurso de santidade.

No caso de Santo Expedito, para começar, o nome “Expedito” deriva do latim Expeditus, que significa: disponibilidade, rapidez.


Na imagem vê-se um soldado romano porque este jovem Expedito comandava a II Legião Romana que estava na cidade de Melitene, principal núcleo da província romana da Arménia.

Estamos em finais do século III por altura do imperador romano Dioclesiano que autorizou uma violenta perseguição aos cristãos, destruindo as suas igrejas, retirando-lhes os seus direitos cívicos e políticos.


Expedito tornou-se cristão, já adulto e na altura em que já estava no exército romano. No entanto, não temeu perder o seu alto cargo militar por fidelidade a Jesus Cristo, sendo martirizado no dia 13 das calendas de Maio que corresponde a 19 de abril do ano 303 da era cristã.


Por causa de morrer mártir, Santo Expedito é pintado com a palma do martírio numa das mãos.

No entanto, na imagem vê-se ainda uma cruz na mão direita com a palavra “Hodie” que significa “Hoje”.


Ao pé do jovem Expedito, vê-se uma fita com a palavra “cras” que significa “amanhã”.


Isto refere-se ao facto de que o jovem Expedito poderia ter escolhido não ser cristão naquele tempo em que havia uma grande perseguição aos cristãos.


Apesar de ser tentado a adiar a sua conversão para “amanhã”, ou seja para depois e assim salvar a sua vida e o seu posto vantajoso no exército romano, preferiu converter-se ainda “hoje”.

Santo Expedito - Pintura acrílica com alto-relevo sobre azulejo

Isto significa que é sempre no dia de hoje que devemos amar a Cristo e segui-Lo e não deixarmos a nossa conversão para depois ou conforme a nossa conveniência.

Santo Expedito - Pintura Alto-fogo sobre azulejo 11cmX11cm em suporte de cortiça com desenhos em dourado



Bibliografia:

Os pormenores da vida de Santo Expedido foram consultados em:


As imagens são pinturas originais de Gráccio Caetano


Para encomendas e outras informações, contacte-nos!
912193988 

gracio.vilela.caetano@gmail.com


Sem comentários: