Arte com Alma

Pintura do retrato da Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado


Devido às perseguições das pessoas que acorriam a Fátima, nem todas por causa da devoção que ali começava a nascer, Lúcia, por conselho do bispo de Leiria, foi levada para o Asilo de Vilar, no Porto.



À medida que mais conhecia a vida religiosa, Lúcia de Jesus interessa-se por também dedicar-se a Deus, optando por seguir a ordem das Irmãs Doroteias, em Espanha.


Será na clausura do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra que permanecerá desde 17 de maio de 1946 até à sua morte, em 13 de fevereiro de 2005.



Porém, apesar da clausura, a sua missão será divulgar a Mensagem de Fátima e a devoção ao Imaculado Coração de Maria, especialmente pelos seus escritos, entre os quais, as Memórias, divididas em seis partes.


Lúcia escreve ao Papa Pio XII, em 2 de dezembro de 1940, pedindo-lhe que seja atendido o pedido de Nossa Senhora e que fosse proclamada a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a consagração do mundo, e em especial da Rússia, ao Coração de Maria.


Esta consagração foi feita por Pio XII a 31 de outubro de 1942, em Roma, sendo renovada a 8 de dezembro.


Também os seguintes Papas renovaram a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria:
  • Paulo VI em 21 de novembro de 1964
  • João Paulo II nas seguintes datas: 7 de junho de 1981, 8 de Dezembro de 1981, 13 de maio de 1982, 16 de Outubro de 1983, 25 de março de 1984 (em comunhão com todos os bispos do mundo) e 13 de maio de 1991
  • Francisco em 13 de Outubro de 2013.


A Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, nome que adotou quando professou os seus votos perpétuos, em 31 de maio de 1949, morreu a 13 de fevereiro de 2005, e foi sepultada no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra.



Os seus restos mortais foram trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima a 19 de fevereiro de 2006, ficando ao lado de sua prima Jacinta.


Três anos após a morte de Lúcia, em 3 de fevereiro de 2008, o Papa Bento XVI permitiu que fosse dispensado a espera de cinco anos para a abertura do processo de beatificação da vidente.


A fase diocesana do processo foi aberta por D. Albino Cleto, em 30 de abril de 2008, e a sua conclusão foi anunciada em 13 de janeiro de 2017. 


A sessão solene de encerramento do processo decorreu a 13 de fevereiro de 2017, nove anos depois do seu início e 12 anos após a morte da vidente.


Foram muitos os testemunhos que relatam as suas virtudes heróicas e a sua fama de santidade que juntaram 15 mil páginas no processo que agora está nas mãos da Congregação para as Causas dos Santos em Roma.




Assim terminamos a segunda parte do Retrato de Lúcia.

A primeira parte retratou Lúcia ainda criança como pastorinha. Este artigo pode ser visto no seguinte link:
gracciocaetano.blogspot.pt/2017/06/pintura-do-retrato-de-lucia-rosa-dos.html

No presente artigo retratamos Lúcia já no fim da sua vida. 

Nesta pintura usamos a técnica mista sobre papel onde utilizamos o lápis de cor aguarela, pastel, carvão e tinta da china.

Brevemente iremos reproduzir estes dois retratos em pequenos filmes que serão vistos no canal do Youtube de Rosária Grácio: www.youtube.com/c/RosáriaGrácio

Neste canal temos uma lista de reprodução dedicada aos retratos Gráccio Caetano em
Retratos Gráccio Caetano - Canal do Youtube






Visite o nosso site Arte Gráccio Caetano em
www.gracciocaetano.com

Sem comentários: