Arte com Alma

Pintando "Bia por um triz"...



Há alguns meses, Gráccio Caetano foi convidado para pintar um gato especial: Bia por um triz...




"Bia por um triz" conta a história de uma gata abandonada na rua que foi capaz de se apaixonar novamente pelos seres humanos.


Esta história baseou-se em factos reais, a partir da história de uma gata real: Bia.


A Bia foi adotada em 2013 e a sua história de superação marcou o coração dos seus tutores Rosária Grácio e Paulo Caetano.


Ao adotarem uma gata de rua, já adulta, os seus tutores perceberam o quanto estavam equivocados acerca dos muitos mitos que ainda existem com relação aos gatos.


Com tantos gatos abandonados nas ruas, a maioria deles, já em idade adulta, por vezes, ainda se pensa que um gato não se adaptará à sua nova casa, se for adotado já com certa idade.


A Bia se adaptou lindamente e já havia outra gata em casa, a Lady com quem também fez uma forte amizade.


Então Rosária Grácio escreveu "Bia por um triz" para sensibilizar as pessoas acerca da adoção de gatos adultos e que estão abandonados nas ruas.


Gráccio Caetano pintou as 21 ilustrações que fazem parte deste livro usando a verdadeira Bia como modelo.


No dia 26 de julho de 2017, pelas 18.30hs no Café Chiado Editora, o livro foi lançado após ser editado pela Chiado Editora.


Para a pintura destas ilustrações, Gráccio Caetano utilizou a técnica mista sobre papel com lápis aguarela, carvão, grafite, pastel e tinta acrílica.


Após o lançamento do livro, as 21 ilustrações continuarão em exposição no Café Chiado Literário - Porto até 27 de agosto de 2017.


Convido-te a conhecer "Bia por um triz":


Assista neste pequeno filme a pintura desta ilustração do livro "Bia por um triz".



Convido-lhe a conhecer as restantes ilustrações, visitando a nossa exposição que ficará patente ao público até o dia 27 de agosto de 2017, na Casa da Boavista - Café Literário Chiado Porto Av. da Boavista 919 - Porto.






Neste momento, o livro "Bia por um triz" encontra-se à venda em Portugal e no Brasil pelo site on line da Chiado Editora em :

O livro já se encontra também à venda on line em 



Este livro já pode ser encontrado nas seguintes livrarias:














Pescadores



Pescadores

70 cm X 90 cm
Técnica Mista sobre tela

Ano 2008

Nesta tela, Gráccio Caetano retrata os pescadores com suas feições e mãos vigorosas, porque no mar só vencem os fortes guerreiros.  


Os pescadores olham firmes para a frente porque desafiam a incerteza do mar com a sua própria vida.


O barco está esculpido na tela navegando da noite sombria para o amanhecer da madrugada fria. 


Uma rede sai das mãos dos pescadores e cai sobre o mar. Esta rede nos foi dada por um pescador da zona do Porto simbolizando a faina de todos os pescadores.



Para esta obra, Rosária Grácio fez o seguinte poema:

"As mãos dos pescadores
Contam as memórias
Da sua árdua luta no mar…
Longas noites sem glórias
Banhadas pelo frio luar…
Cruéis interrogações
Enchem as redes pela manhã…
Inquietações arfam no peito
Com tantas esperanças vãs…
Viver desta faina, é eterno pleito.
Só por cega paixão,
É que avança o barco no mar,
E toda a pena amaina…"



Para saborear melhor esta obra e o seu poema convidamos-lhe a assistir o vídeo que fizemos onde poderá sentir um pouco do que em Gráccio Caetano sentiu ao realizar esta linda obra.



As imagens são pinturas originais de Gráccio Caetano. Visite a galeria virtual de Gráccio Caetano e conheça a sua Arte com alma em:


Para mais informações, contacte-nos!
912193988 
gracio.vilela.caetano@gmail.com



Pintura do retrato da Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado


Devido às perseguições das pessoas que acorriam a Fátima, nem todas por causa da devoção que ali começava a nascer, Lúcia, por conselho do bispo de Leiria, foi levada para o Asilo de Vilar, no Porto.



À medida que mais conhecia a vida religiosa, Lúcia de Jesus interessa-se por também dedicar-se a Deus, optando por seguir a ordem das Irmãs Doroteias, em Espanha.


Será na clausura do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra que permanecerá desde 17 de maio de 1946 até à sua morte, em 13 de fevereiro de 2005.



Porém, apesar da clausura, a sua missão será divulgar a Mensagem de Fátima e a devoção ao Imaculado Coração de Maria, especialmente pelos seus escritos, entre os quais, as Memórias, divididas em seis partes.


Lúcia escreve ao Papa Pio XII, em 2 de dezembro de 1940, pedindo-lhe que seja atendido o pedido de Nossa Senhora e que fosse proclamada a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a consagração do mundo, e em especial da Rússia, ao Coração de Maria.


Esta consagração foi feita por Pio XII a 31 de outubro de 1942, em Roma, sendo renovada a 8 de dezembro.


Também os seguintes Papas renovaram a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria:
  • Paulo VI em 21 de novembro de 1964
  • João Paulo II nas seguintes datas: 7 de junho de 1981, 8 de Dezembro de 1981, 13 de maio de 1982, 16 de Outubro de 1983, 25 de março de 1984 (em comunhão com todos os bispos do mundo) e 13 de maio de 1991
  • Francisco em 13 de Outubro de 2013.


A Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, nome que adotou quando professou os seus votos perpétuos, em 31 de maio de 1949, morreu a 13 de fevereiro de 2005, e foi sepultada no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra.



Os seus restos mortais foram trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima a 19 de fevereiro de 2006, ficando ao lado de sua prima Jacinta.


Três anos após a morte de Lúcia, em 3 de fevereiro de 2008, o Papa Bento XVI permitiu que fosse dispensado a espera de cinco anos para a abertura do processo de beatificação da vidente.


A fase diocesana do processo foi aberta por D. Albino Cleto, em 30 de abril de 2008, e a sua conclusão foi anunciada em 13 de janeiro de 2017. 


A sessão solene de encerramento do processo decorreu a 13 de fevereiro de 2017, nove anos depois do seu início e 12 anos após a morte da vidente.


Foram muitos os testemunhos que relatam as suas virtudes heróicas e a sua fama de santidade que juntaram 15 mil páginas no processo que agora está nas mãos da Congregação para as Causas dos Santos em Roma.




Assim terminamos a segunda parte do Retrato de Lúcia.

A primeira parte retratou Lúcia ainda criança como pastorinha. Este artigo pode ser visto no seguinte link:
gracciocaetano.blogspot.pt/2017/06/pintura-do-retrato-de-lucia-rosa-dos.html

No presente artigo retratamos Lúcia já no fim da sua vida. 

Nesta pintura usamos a técnica mista sobre papel onde utilizamos o lápis de cor aguarela, pastel, carvão e tinta da china.

Brevemente iremos reproduzir estes dois retratos em pequenos filmes que serão vistos no canal do Youtube de Rosária Grácio: www.youtube.com/c/RosáriaGrácio

Neste canal temos uma lista de reprodução dedicada aos retratos Gráccio Caetano em
Retratos Gráccio Caetano - Canal do Youtube






Visite o nosso site Arte Gráccio Caetano em
www.gracciocaetano.com