Arte com Alma

Nossa Senhora da Piedade







NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Todos os anos, a imagem grandiosa de Nossa Senhora da Piedade é carregada pelo povo de Sanfins do Douro em procissão pela cidade, ficando na igreja da terra por alguns dias. São vários quilómetros de uma carinhosa visita da Mãe de Deus que todos anseiam, ocorrendo momentos de grande ternura e emoção para todos.
Porém, o altar onde a linda imagem fica ao longo do ano, ficava vazio.
Então resolvi pintar o quadro de Nossa Senhora da Piedade cujas dimensões são aproximadas à da imagem original.
Este quadro nasceu então  de um desejo e de uma promessa.
Um desejo que me foi proposto por algumas pessoas da terra tendo em consideração o lugar vazio que ficava no altar quando a magnifica imagem original ia visitar a cidade de Sanfins do Douro nas suas festividades anuais.
A promessa nasceu do meu carinho especial à Senhora da Piedade que me tinha acarinhado com sua presença em tantos acontecimentos da minha vida. Quantas vezes subi o monte  e a rezar o terço suplicava tantas graças especiais diante dos teus pés ó Senhora da Piedade! Este carinho muito pessoal também guiou as minhas mãos na pintura deste quadro.
Usei a tinta a óleo numa tela para tentar retratar a dor de uma mãe que perde o seu filho querido.
A imagem da Nossa Senhora da Piedade retrata esta dor sem nome da nossa Mãe divina que carrega nos seus braços o seu filho morto.
Esta dor tão imensa que me percorreu a alma enquadro pintava este maravilhoso quadro.
Mergulhei a minha arte em retratar esta dor de uma mãe que anseia e mantém viva a esperança pois Jesus Ressuscitou.
Terminada a tela, ela foi emoldurada com talha dourada oferecida pela minha querida mãe da terra que bem sabe em pormenor e a duração desta pintura que durou vários meses pois trata-se de uma pintura a óleo sobre tela.  
Foi então uma ação de graças pintar este quadro e oferece-lo à Comissão de Festas de Sanfins do Douro, onde pode ser contemplado na Casa dos Milagres junto à Capela da Nossa Senhora da Piedade.
Um grande dom recebi ainda. No primeiro ano em que o quadro foi colocado no altar, este foi abençoado pelo Pe. Pregador que presidiu a missa que encerrou a festa. A partir dessa altura, o quadro que pintei já não era uma simples pintura de uma imagem sacra. O quadro abençoado pelas mãos de um padre tornou-se assim um sacramental como os são todos os objetos e imagens que foram devidamente abençoadas por um sacerdote.

Bendito seja Deus por este dom que me concedeu e agradecida estou a ti Ó Senhora da Piedade pela sua mediação nas graças que todos os dias recebo do teu Filho Jesus.

Sem comentários: