Arte com Alma

Matosinhos


Matosinhos é uma cidade pertencente ao distrito do Porto. Terra de pescadores e de lendas. Os naufrágios ressuscita heróis do mar e acende a fé no Senhor de Matosinhos que também do mar foi resgatado.

Gráccio Caetano atelier concretizou um estudo das genes desta terra a partir de sua participação em algumas feiras de artesanato.  Desta relação nasceram algumas obras que a seguir se expõe:





Lendas de Matosinhos - Tinta acrílica sobre tela com alto-relevo
70cmX60cm
Neste quadro Rosária Vilela e Paulo Caetano falam das lendas de Matosinhos e o seu entrelaçar com a comunidade piscatória. Neste quadro, o Senhor do Padrão chega a Matosinhos pelas mãos do mar, e todo o labor encontra-se nesta mística espiritual de fé e acção. Deus e os homens escrevem a história. Deus é a âncora dos corajosos pescadores na luta quotidiana.


Padrão - Tinta acrílica sobre tela com alto-relevo
30mX30cm
O Senhor do Padrão remonta ao século XVIII, indicando o local onde apareceu a imagem do Senhor de Matosinhos. No início, este monumento encontrava-se sozinho em meio ao areal da praia, estando à vista da terra e do mar. Atualmente este monumento encontra-se quase engolido pelos altos prédios que cercam a praia de Matosinhos, porém para toda a comunidade piscatória sua importancia estende-se até os nossos tempos. No dia 1 de novembro, este monumento rodeia-se de milhares de velas em memória de todos os pescadores que perderam a sua vida no mar.



Pescadores - Tinta acrílica sobre tela com alto-relevo
90cmx70cm

Nesta tela, o barco encontra-se em alto-relevo e das mãos dos pescadores pende uma verdadeira rede de pescador. Os pescadores trabalham em equipa nos grandes barcos, camaradas de lutas quotidianas para do mar retirar a sua sobrevivência. É pela noite e madrugada adentro que os pescadores riscam o mar. Cedinho, aos primeiros raios do sol do dia, eis que chegam os barcos, trazendo os frutos do mar e a ânsia de vende-los ao justo preço. A sobrevivência de muitas casas vem deste mar, por vezes, incerto e feroz, igualmente doce e único amor do eterno pescador.



Barco de Matosinhos  
Painel de 6 azulejos 11cmX11cm


Barco de Matosinho
Painel de 6 azulejos 11cmX11cm



Igreja Paroquial de Matosinhos
Painel de 12 azulejos 11cmX11cm


Armas de Matosinhos
Painel de 12 azulejos 15cmX15cm


Pescadores 
Painel de 6 azulejos 11cmX11cm

Sem comentários: